Compromisso para reciclagem de filtros usados do óleo lubrificante

31/08/2024
O programa já reciclou 1,9 milhão de filtros usados do óleo lubrificante automotivo no estado até 2023

A Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso (Abrafiltros) assinou o Primeiro Termo Aditivo ao Termo de Compromisso para a logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo com a SEMADESC - Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação e o IMASUL – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, estabelecendo as metas de 2024 a 2027 do programa Descarte Consciente Abrafiltros. “O programa Descarte Consciente Abrafiltros foi o primeiro sistema de logística reversa pós-consumo estabelecido no Mato Grosso do Sul, com coletas iniciadas em outubro de 2020. O programa já reciclou 1,9 milhão de filtros usados do óleo lubrificante automotivo no estado até 2023”, explica João Moura, presidente da Abrafiltros. “Graças aos resultados obtidos, o Termo de Compromisso foi renovado pela SEMADESC, o IMASUL e a Abrafiltros, com a assinatura do Primeiro Aditamento e considerando as metas estabelecidas até 2027, deverão ser coletados no Estado 3,2 milhões de filtros no período, quando alcançaremos todos os 79 municípios”, destaca Moura.

Atualmente, as coletas até o mês de julho já propiciaram a reciclagem de 2,4 milhões de filtros no Mato Grosso do Sul desde a implantação do programa em 2020, o que garantiu a aprovação da renovação e o reconhecimento pelos órgãos ambientais. “O compromisso com a Abrafiltros demonstra que a gestão compartilhada dos resíduos sólidos é uma realidade possível e eficaz. Essa colaboração entre consumidores, indústria e o poder público é fundamental para que possamos avançar no caminho da sustentabilidade e garantir um ambiente saudável para nós e as futuras gerações”, afirma Jaime Verruck, Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC). 

O programa Descarte Consciente da Abrafiltros terá novos pontos de coleta instalados em todos os municípios de Mato Grosso do Sul até 2027. “Reforço nosso compromisso em continuar aprimorando essas iniciativas e buscando soluções cada vez mais eficientes, responsáveis e criativas”, disse Moura. Para André Borges, diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), a assinatura é um marco importante para o Estado do Mato Grosso do Sul. “Este compromisso reafirma a importância do Descarte Consciente Abrafiltros, que vem desempenhando um papel crucial na preservação do meio ambiente e na promoção de práticas sustentáveis. A parceria não apenas reforça nosso compromisso com a sustentabilidade, mas também estabelece metas claras e realistas para os próximos anos, garantindo que os filtros usados sejam devidamente coletados e reciclados, evitando o descarte inadequado e os impactos ambientais negativos que isso poderia causar”, acrescentando que a iniciativa alinha desenvolvimento e respeito ao meio ambiente, demonstrando que é possível promover a inovação e o crescimento econômico, sem abrir mão da responsabilidade ambiental. “O programa Descarte Consciente Abrafiltros é um exemplo de como a cooperação entre setores público e privado pode gerar benefícios duradouros para toda a sociedade. Esperamos que esse comprometimento continue a crescer e inspire outras iniciativas que contribuam para a construção de um futuro mais sustentável para o Mato Grosso do Sul e para o Brasil", conclui.

Com o Aditamento, as metas quantitativas e geográficas ficam determinadas para a logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo no Mato Grosso do Sul. Para 2024, deverão ser alvo da logística reversa 61% dos filtros do óleo lubrificante automotivo comercializados pelas empresas associadas participantes do programa em 67 municípios e 595 pontos de coleta. Em 2025, o objetivo é aumentar o percentual para 63% em 71 municípios e 615 pontos de coleta. Já para 2026 e 2027, os percentuais chegam a 65% e 67%, o número de cidades a 75 e 79 e os pontos de coleta, 634 e 654, respectivamente. Participaram da assinatura do Primeiro Aditamento, Jaime Elias Verruck, secretário da SEMADESC; André Borges Barros de Araújo, diretor-presidente do IMASUL; João Moura, presidente-executivo da Abrafiltros; Marco Antonio Simon, gestor do programa Descarte Consciente Abrafiltros; Jaqueline Dantas Lacerda e Marielle Ferraz, da IMASUL/SEMADESC.