Biometano na fabricação de vidros

16/08/2021
Substituição do combustível fóssil na produção de vidro poupará a emissão de aproximadamente 7.000 toneladas de CO².

Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2020, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério de Minas e Energia (MME), as fontes renováveis respondem por apenas 45% da matriz energética nacional. Dentre as fontes fósseis, destacam-se o petróleo, que corresponde a 34% da matriz, e o gás natural (12%) – este último, consumido majoritariamente pela indústria (43%) e na geração elétrica (38%).

A Wheaton, empresa fabricante de embalagens de vidro para perfumaria e cosméticos, vai utilizar o biometano como fonte energética, em substituição a parte do gás natural utilizado. Com isso, a companhia será a primeira indústria de vidro a utilizar esse combustível renovável no mundo. "A sustentabilidade, inovação e tecnologia estão entre os pilares da empresa e também dos nossos principais clientes. E esse foi um projeto que nos deixou apaixonados. Por isso, decidimos tornar a Wheaton uma pioneira nesse sentido, ao incorporar o biometano à nossa produção", disse Renato Massara Júnior, diretor Comercial e de Marketing da Wheaton. 

O biometano utilizado pela Wheaton será viabilizado pela ZEG, empresa especializada na produção de energia renovável. Daniel Rossi, CEO da ZEG, explica que "a substituição do combustível fóssil na produção de vidro da Wheaton poupará a emissão de aproximadamente 7.000 toneladas de CO² em um ano, o que equivale a mais de 50 mil árvores plantadas num período de 20 anos". O executivo da ZEG destaca ainda que o "GasBio", nome do produto renovável que será fornecido, é produzido por meio do reaproveitamento sustentável de resíduos urbanos em um aterro sanitário localizado em Sapopemba, distrito da Zona Leste de São Paulo, Capital.