Banco do Brasil alcança 100% de compensação

24/06/2021
Com a operação, a instituição neutraliza a emissão de 33 toneladas de gás carbônico.

O Banco do Brasil alcançou 100% de compensação das emissões de gases de efeito estufa oriundas do consumo de energia elétrica de suas dependências, devido à produção própria e aquisição de certificados no mercado. Em 2020, o BB consumiu 532,8 mil MWh. 

Com a operação, a instituição neutraliza a emissão de 33 toneladas de gás carbônico, o que equivale ao consumo de energia de uma cidade de 222 mil residências em um ano ou ao reflorestamento relativo ao plantio de 75.336 árvores. Para compensar os 532,8 MW/h, o BB adquiriu, por licitação em contratação na Administração Pública, de forma inédita, 523,9 mil I-REC – (International Renewable Energy Certificate) da Distribuidora Digital de Energia Matrix. Os certificados têm origem do Complexo Eólico Serra da Babilônia (BA) e Baixa do Feijão (RN). O montante se une aos 8,9 mil RECs decorrentes da geração de energia solar da usina inaugurada em março, em Porteirinha (MG). 

O I-REC é uma plataforma internacional de transações que permite aos consumidores adquirirem o certificado de uma energia de fonte renovável rastreada para compensar as emissões pelo consumo de energia elétrica.

A ação integra um dos 10 compromissos sustentáveis assumidos pelo BB, especificamente o ‘Fomento à Energia Renovável’ que prevê, além da compensação de 100% das emissões de gases de efeito estufa oriundos do consumo de energia elétrica, chegar a 90% de energia renovável até 2024. 

Para 2021, as duas usinas fotovoltaicas do BB em funcionamento, a de Porteirinha (MG) e a de São Domingos do Araguaia (PA), inaugurada em outubro de 2020, gerarão 16 mil I-RECs. O BB prevê inaugurar ainda em 2021 outras quatro usinas: na Bahia, no Ceará, em Goiás e no Distrito Federal, além de mais quatro em 2022, a serem licitadas, gerando mais energia e compensando o consumo de um número maior de dependências. 

Quando as seis unidades estiverem concluídas em 2021, elas fornecerão 32 GW/h de energia por ano e o BB deixará de emitir aproximadamente 1,6 mil toneladas anuais de dióxido de carbono, o que equivale a cerca de 4,5 mil árvores.