Andritz obtém certificado para construir unidade

16/08/2022
A capacidade de processamento é de 1.500 toneladas de material por dia, capaz de gerar a eletricidade para 700 mil habitantes de forma totalmente sustentável. 

A Andritz recebeu o Certificado de Aceitação Final para construir uma planta de manuseio de biomassa na unidade de Onça Pintada da Eldorado, em Três Lagoas (MS). A unidade faz parte da primeira usina termelétrica do Brasil que consome tocos e raízes de eucalipto.

A usina terá capacidade de geração de 50 MW de energia elétrica a partir de uma fonte inovadora: tocos e raízes de eucaliptos, partes das árvores não utilizadas no processo de fabricação de celulose. A medida amplia a capacidade de geração de energia a partir de resíduos provenientes de cultivos de reflorestamento mantidos pela própria empresa nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. A capacidade de processamento é de 1.500 toneladas de material por dia, antes desperdiçado na floresta e capaz de gerar a eletricidade necessária para iluminar uma cidade de 700 mil habitantes de forma totalmente sustentável. 

A Andritz desempenhou um papel fundamental desde o modelo EPC até o projeto e fornecimento das soluções e tecnologias exclusivas necessárias para implementar um sistema de geração de energia renovável. Entre as novidades estão os caminhões basculantes projetados para receber os cavacos para alimentação da caldeira, entregues por veículos de grande capacidade. O sistema de recebimento dos cavacos é composto por dois tombadores de caminhões independentes, acoplados às suas respectivas moegas, além de uma esteira transportadora que coleta o material das moegas e o conduz até a pilha. Um Staker-Reclaimer (Empilhador-Recuperador) com capacidade de até 40.000 m³ tem as funções de formar a pilha e de alimentar uma segunda esteira transportadora, a qual é responsável pela alimentação da caldeira de força.

Prêmio

O Grupo Andritz venceu as categorias “Tecnologia da Automação”, “Fabricante de Máquinas e Equipamentos para Celulose”, “Fabricante de Vestimentas” e “Fabricantes de Equipamentos e Sistemas para Recuperação de Licor e Geração de Energia” do prêmio Destaques do Setor ABTCP 2022. 

O resultado foi obtido após a avaliação do comitê técnico composto por 11 representantes dos associados, sendo divididos entre Conselho Diretor, Conselho Executivo, Diretoria Executiva e Associados Individuais. A entrega dos prêmios será feita no dia 05 de outubro em São Paulo. 

Realizada há 20 anos, a premiação é considerada a mais importante do mercado de papel e celulose no País. Em 2022, a Andritz comemora 170 anos de atividades, dos quais 30 em atuação no mercado brasileiro.