AES Brasil conclui nova etapa do Complexo Tucano

08/12/2021
Com a energização finalizada, toda a energia produzida pelo Complexo Eólico poderá ser escoada e futuramente direcionada aos clientes.

A AES Brasil concluiu a energização da linha de transmissão, de 45km, e da subestação de 500kV do Complexo Eólico Tucano, localizado na Bahia, e que será operado em parceria com a Unipar, empresa produtora de cloro, PVC e soda cáustica. Com a energização finalizada, toda a energia produzida pelo Complexo Eólico poderá ser escoada e futuramente direcionada aos clientes, sendo um deles a Unipar. "Este processo marca mais uma fase importante desse projeto, que terá capacidade instalada total de 582,8 MW, contribuindo para ampliar a matriz limpa do País", afirma Rodrigo D'Elia, diretor de Engenharia e Construção da AES Brasil.

A parceria entre AES Brasil e Unipar foi assinada em setembro de 2020 por meio da criação de uma joint venture para a construção do projeto nos municípios de Tucano, Biritinga e Araci, por meio de um contrato de 20 anos, que entrará em vigor a partir de 2023. "A energização da Subestação de Energia de Tucano é um marco importante no contexto da nossa estratégia de autoprodução de energia a partir de fontes limpas e renováveis. Nossa diretriz é ampliar a eficiência operacional do nosso negócio assegurando acesso a um insumo fundamental para nossa produção, a um custo competitivo e cumprindo nossa agenda de sustentabilidade para ampliar a pegada verde", destaca Mauricio Russomanno, CEO da Unipar. O Complexo Eólico Tucano nesta primeira fase contará com 52 aerogeradores de 115 metros de altura e potência de até 6,2 MW. A obra cumpre o cronograma estimado de construção.