Aegea assume gestão na região do Cariri

20/12/2022
A concorrência pública promoveu a concessão para gestão dos resíduos sólidos urbanos em nove cidades da região do Cariri (CE).

A Aegea Saneamento, em consórcio com a ENGEP Ambiental (Empresa do Grupo Multilixo) venceu a Concorrência Pública Nº01/2022, promovida pelo Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Cariri (CGIRS-CARIRI). O leilão foi realizado na sede da B3, na capital paulista, e a Aegea ofereceu um desconto na tarifa de 15,12%. 

A concorrência pública promoveu a concessão para gestão dos resíduos sólidos urbanos em nove cidades da região do Cariri (CE) - Altaneira, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. A nova unidade de negócio da Aegea beneficiará mais de 350 mil pessoas e prevê a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação das unidades de tratamento e reciclagem e investimentos de mais de R$ 110 milhões nos 30 anos de contrato. A gestão da coleta dos resíduos será realizada pelas prefeituras locais. 

Por meio do projeto será realizada a separação e reciclagem com a inserção de associações de profissionais e cooperativas de reciclagem. Entre as principais metas estabelecidas está a construção de aterro sanitário e destinação ambiental adequada de 100% dos resíduos, permitindo a desativação de nove lixões. “É com grande responsabilidade e comprometimento que assumimos este novo desafio na região do Cariri, cerca de 3 meses após nossas vitórias nos blocos 1 e 2 do leilão da PPP da Cagece, que se somam à concessão de esgotamento sanitário no Crato. Essa sinergia demonstra os esforços da companhia para transformação do saneamento no Nordeste”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea Saneamento.

O executivo comenta ainda que os avanços no setor promoverão um impacto social e ambiental na região: “A companhia investe continuamente em soluções e ações que promovam impacto positivo na vida das pessoas, como geração de empregos, saúde e desenvolvimento econômico e em ações de preservação do meio ambiente. Esta concessão reforça nosso comprometimento com a sustentabilidade e marca a ampliação da atuação Aegea em mais esta frente do saneamento”. 

Com a conquista, a Aegea Saneamento complementa seu portfólio de atuação, até então como foco no tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto. “Esta oportunidade veio ao encontro da visão da empresa em continuar investindo, crescendo e contribuindo com os indicadores do saneamento no Brasil, agora, de forma mais abrangente”, afirma Casseb.