Acordo de 77 países pretende banir combustível

08/11/2021
Entretanto, o pacto não contou com a adesão de China, Índia e Estados Unidos – países que mais consomem o combustível.

Setenta e sete países assinaram acordo na COP26 para eliminar o uso do carvão. Entretanto, o pacto não contou com a adesão de China, Índia e Estados Unidos – países que mais consomem o combustível. Além disso, o acordo não é vinculante e permite no mínimo uma década de transição para a eliminação gradual da fonte de energia.

A queima do carvão para a produzir energia é o fator que mais contribui individualmente para a emissão de gases. O fim do uso do produto era uma ambição do Reino Unido na conferência das Nações Unidas sobre o clima, que acontece em Glasgow. Mais de 40 países, incluindo Canadá, Polônia, Coreia do Sul, Ucrânia, Indonésia e Vietnã, anunciaram que vão interromper a queima de carvão para geração de eletricidade. Dentre estes, mais de 20 países anunciaram pela primeira vez a meta de eliminar o uso do carvão.

Os países desenvolvidos prometeram abandonar o carvão na década de 2030, "ou o mais rapidamente que puderem depois disso", em contraste ao objetivo original de 2030. Já os países em desenvolvimento concordaram em fazer a transição do carvão na década de 2040 “ou o mais rapidamente possível depois”, em vez de 2040.

Os países mais pobres concordaram em reduzir o uso de carvão, desde que tenham ajuda financeira das nações desenvolvidas como condição para acabar com a dependência do combustível.